2007/03/27

Processadores "dual core"

Uma reportagem do IDG Now!, intitulada Processadores "dual core" consomem menos energia e são mais eficientes, tem o seguinte fragmento de texto:
[...]
Aliado ao alto preço, o aproveitamento pleno do poder de processamentos dos dois núcleos implica em modificações no software que saibam utilizar a tecnologia corretamente.
Mesmo que apresente desempenho claramente superior, o poderio de chips de núcleo duplo poderia ser melhor aproveitado caso os aplicativos fossem escritos sabendo aproveitar a ligação entre os dois dispositivos.
[...]

A tecnologia Java já dispõe de meios para aproveitar "naturalmente" o processamento paralelo que múltiplos núcleos podem oferecer. São as nossas velhas conhecidas Threads.

Ou seja, se você pegar uma aplicação Java que execute em multi-threading e instalá-la em um computador com chip de núcleo duplo, ela naturalmente ficará mais eficiente do que em um computador de chip simples, sem ter que re-escrever uma linha de código.

Os chips de núcleo duplo são o futuro da computação no desktop. Em consequência, Java rodará cada vez mais eficiente no desktop, o que irá permitir a popularização de sistemas que usam massivamente a tecnologia e seus recursos sofisticados. Exemplo: imagine um desktop baseado no Looking Glass...

Nenhum comentário: