Cresceu o número de empresas brasileiras de TI que exportam software para o mercado externo, segundo pesquisa encomendada pela Assespro-SP e pelo ITS, realizada pela MBI (Mayer & Bunge Informática). Veja mais sobre a pesquisa nos sites to TIInside e do ITWeb.
O mercado interno ainda responde por boa parte da fatia de faturamento, mas a exportação cresceu de 3% em 2004 para 26% em 2007.
Logicamente a maioria dos profissionais vai atuar na área técnica, já que é a área onde se constrói o que está sendo vendido.
Interessante notar que a maior parte das exportações (72%) tem origem em empresas micro e de pequeno porte (< 250 funcionários), o que reflete a iniciativa e inovação do empresário brasileiro.
Como linguagem de programação, Java está liderando o ranking de utilização, em função de suas próprias características como plataforma, e das requisições dos clientes (muito provavelmente a maioria delas para ambiente Web).
A pesquisa também cita que a manutenção de software é a parte principal da fatia, o que nos permite inferir que, ou essas empresas estão cuidando de sua base instalada, ou tem acordos de manutenção em cima de software desenvolvido por empresas diferentes (concorrentes ou parceiras).
A pesquisa pecou em não verificar explicitamente se o software comercializado ou em manutenção era destinado ao ambiente desktop (casa ou escritório) ou para servidores web, tanto intranet como extranet, ou mesmo para mainframes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário