2009/08/25

Mudamos por três razões básicas

Idade: A medida que o tempo passa, que a idade avança, etapas novas vão surgindo. São mudanças naturais que a própria vida se encarrega de realizar em nós.

Necessidade: Por causas externas... Você é empurrado a mudar! Se não mudar, estará fora! Uma força externa faz com que ações venham a se realizar dentro de nós. Quase sempre não gostamos do que está acontecendo, mas somos compelidos a aderir ao movimento. Rompemos nossa homeostase a contragosto. Normalmente, esses movimentos são radicais, com um intervalo de tempo menor do que o desejado. Concluída a causa externa, tende-se a retornar para a estabilidade (e talvez morosidade).

Vontade: Por iniciativa interna... Você muda porque quer, ou deseja romper com algo! E tem impacto no cenário externo. A diferença básica entre a vontade (própria) e a necessidade, é que a necessidade, vindo de razões externas, tende a desaparecer, quando essas forças deixam de atuar. No caso da vontade, precisamos de uma força muito maior do que a anterior. Um movimento interno que nos induz a mudar. A base da vontade está intimamente ligada à motivação. A necessidade atua sobre a razão, ao passo que a vontade mexe com o coração.

Mais leituras em O tripé da mudança, por Rui Carlos Pizzato.

Nenhum comentário: