2009/08/25

Faltam profissionais de TI habilitados

Apesar da crise internacional, o mercado de TI continua em evolução para suportar a remodelagem dos processos das empresas e garantir o avanço estratégico. E nesse cenário, continua aquecida a busca por profissionais que, além de qualificados tecnicamente, possuam algumas características importantes de inteligência emocional.

Para estar inserido dentro deste mercado em crescimento, é preciso mostrar mais do que a bagagem profissional e acadêmica diferenciada. O candidato ideal deve reunir competências técnicas e comportamentais para o cargo.

De acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet-Brasil, 42% das 188 empresas brasileiras (da área de TI) com mais de 100 funcionários tentaram contratar especialistas em TI em 2006. Dessas, 1/3 tiveram dificuldade para achar pessoal com a qualificação necessária: 80% reclamaram da falta de qualificação, 54% reclamaram da pouca oferta de mão-de-obra e outros 54% reclamaram da falta de experiência dos profissionais.

O profissional de TI tem que estar constantemente preocupado com a sua carreira e de olho no mercado e na evolução da tecnologia, que ocorre todos os dias. O setor de TI se renova constantemente e o profissional tem que saber se reinventar completamente.

Mais referências no TI Master.

Nenhum comentário: