2008/03/02

Java é cada vez mais ameaçada por novos métodos de desenvolvimento

Este título aí de cima é o da matéria publicada pela Computerworld, questionando sobre o futuro da tecnologia.

[...]
"Bray admite que a linguagem Java "está começando a ficar um pouco tediosa para os jovens agitadores da comunidade". Ele considera a linguagem Java "substituível, mas argumenta que a plataforma Java – JVM, API e bibliotecas – veio para ficar. JVM é "insanamente popular"
e é consenso que as bibliotecas são praticamente as melhores que existem, explica Brian..
[...]

O trecho acima traduz fielmente boa parte da discussão que existe hoje entre muitos desenvolvedores de software.

Se você olhar a tecnologia Java sobre o ponto de vista da novidade, sim poderemos dizer que o futuro não é muito agradável. Porém as grandes empresas odeiam novidades, porque muitas delas são instáveis e de futuro incerto. Nesse ponto Java tem um futuro sem previsão de término (por enquanto), porque é a tecnologia mais confiável (apesar de não ser a mais barata) para se estabelecer software.

Se você é um bom engenheiro de software, assim como muitos milhares aqui no Brasil, sabe que não deve calcar sua carreira numa única tecnologia, e sim nos padrões e procedimentos que regem a criação de software há mais de 20 anos.

Enfim, Java está se tornando o que ela nasceu para ser: commodity, presente em todos os eletrônicos, porém imperceptível para o consumidor comum.

Bons códigos!

Nenhum comentário: