2008/02/13

Características que o profissional de TI deve ter

Alguns sites vêm listando habilidades não-técnicas que o profissional de TI deveria ter. Mas na verdade essas habilidades podem ser desenvolvidas e utilizadas por qualquer profissional em qualquer área que lide com pessoas e trabalho em grupo.

O artigo original saiu na "Computer World / Careers Section" no ponto de vista dos americanos. Aqui no Brasil temos conceitos culturais um pouco diferentes, e por isso a lista e definições foi adaptada.

Segue aí a lista das habilidades... Se desejar uma explicação sobre cada item, pergunte aos colegas de trabalho ou ao seu chefe.

  • Saiba escrever corretamente e em bom português (ou inglês, se for o caso).
  • Conheça o contexto! Ou seja, entenda os processos de negócios (e a cadeia de valor) nos quais você vai trabalhar.
  • Saiba falar em público, ministrar aulas e palestras.
  • Cuide do seu dinheiro (e do dinheiro da sua empresa) com informações sobre finanças, contabilidade e aplicações na bolsa de valores.
  • Tenha iniciativa (ou melhor, não fique parado!).
  • Sua equipe é seu time, e para ganhar o jogo todos precisam trabalhar juntos.
  • Seja curioso, estude e pergunte aos colegas sobre as novidades.
  • Corra riscos, mas avalie suas opções com bom senso, e tenha um plano de backup.
  • Mapeie seus limites e suas habilidades. Conheça suas possibilidades!

O que importa, no final das contas, não é o que você sabe, e sim quem você é!

Bons códigos!

2 comentários:

Raquel Nascimento disse...

Olá...
Gostaria de alguma dica, conselho, sei lá.
Pretendo iniciar um curso superior no próximo semestre e estou com uma dúvida terrível.
Em resumo, não sei nada sobre sistemas ou cursos afins... mas admiro muito a profissão, me encanta alguém que sabe escrever todos esses códigos. Meu marido é analista e sempre está estudando em casa, já me arrisquei até a construir um site em php e adorei a experiência, no momento estou estudando algorítmos rs! e fico impressionada ao escrever um simples código, em portugol mesmo. Mas não sei se tenho perfil para seguir adiante, e chegar ao ponto de fazer o curso...
Estou com um pé em Administração e o outro em Sistema de Informação
=/

Anna Beatriz disse...

Interessante...
Eu comecei ciência da computação quase por acaso.
No começo queria fazer designer gráfico, amo a profissão até hoje.
Entrei nessa sem saber de praticamente nada, apenas sabia o que seria estudado. Estou no segundo semestre e amando tudo!
Creio que nenhuma profissão precisa ter perfil certo para exercer, tendo curiosidade e vontade de aprender nós podemos ir bem longe.