2007/03/27

Processadores "dual core"

Uma reportagem do IDG Now!, intitulada Processadores "dual core" consomem menos energia e são mais eficientes, tem o seguinte fragmento de texto:
[...]
Aliado ao alto preço, o aproveitamento pleno do poder de processamentos dos dois núcleos implica em modificações no software que saibam utilizar a tecnologia corretamente.
Mesmo que apresente desempenho claramente superior, o poderio de chips de núcleo duplo poderia ser melhor aproveitado caso os aplicativos fossem escritos sabendo aproveitar a ligação entre os dois dispositivos.
[...]

A tecnologia Java já dispõe de meios para aproveitar "naturalmente" o processamento paralelo que múltiplos núcleos podem oferecer. São as nossas velhas conhecidas Threads.

Ou seja, se você pegar uma aplicação Java que execute em multi-threading e instalá-la em um computador com chip de núcleo duplo, ela naturalmente ficará mais eficiente do que em um computador de chip simples, sem ter que re-escrever uma linha de código.

Os chips de núcleo duplo são o futuro da computação no desktop. Em consequência, Java rodará cada vez mais eficiente no desktop, o que irá permitir a popularização de sistemas que usam massivamente a tecnologia e seus recursos sofisticados. Exemplo: imagine um desktop baseado no Looking Glass...

2007/03/13

Não preciso de tantos megapixels na câmera digital

Começam a despontar no mercado algumas câmeras digitais com mais de 7 M px.
Será que vale a pena adquirir uma dessas para tirar fotos naquele esperado evento de Java?
Talvez não...

Saiu uma matéria no Globo.com que fala justamente sobre isso: Excesso de megapixels pode piorar a qualidade da foto.

[...]
Quando o sensor é muito apurado a máquina começa a captar detalhes que não deveria perceber, que são os tais dos ruídos.
[...]
O olho humano não consegue captar diferença em resoluções maiores do que 300 dpis ("dots per inch", ou pontos por polegadas). Para fotos 10 X 15 cm, uma máquina de 4.0 megapixels dá perfeitamente conta do recado.
[...]
Pode valer a pena comprar uma máquina de até 5.0 megapixels para você ter uma sobra e poder cortar as fotos sem perder resolução. Mais do que isso, você está jogando dinheiro fora.
[...]

2007/03/11

Devo ou não usar àquela camisa ganha na feira de informática?

Antes de usar uma camisa com marcas, símbolos ou textos de empresas, grupos ou ONGs de tecnologia, por menor que seja o desenho ou letras, pergunte claramente ao seu chefe, e ao chefe do seu chefe, se este tipo de vestimenta seria adequado ao ambiente onde você trabalha, excetuando-se os casos da marca da própria contratante. Isso deve prevenir algumas possíveis dores de cabeça...

A competição entre empresas é natural no nosso mercado capitalista, mas algumas pessoas levam isto às últimas consequências, e não permitem que os funcionários façam qualquer uso de símbolos extrangeiros.

Imagine uma pessoa com a camisa do Flamengo no meio da torcida do Vasco... Ou uma pessoa com a camiseta ganha em uma promoção no posto Esso indo trabalhar na Petrobras vestida com ela... Estes são casos extremos, mas também existem casos mais sutis que já levaram muita gente à lona.